Celular quebrado quase sempre é motivo de desespero. Você, como qualquer pessoa hoje em dia, coloca a vida no celular. E de repente ele quebra. Ou Simplesmente para de funcionar. Mais do que a perda financeira, vem aquela dorzinha: será que perdi todos os meus dados?
Antes de correr para a assistência técnica, saiba que existem algumas maneiras de recuperar dados de um celular quebrado. E deixe todas as suas fotos, vídeos, contatos e informações a salvo!
Veja aqui o que você pode fazer quando o seu smartphone deixa na mão.
1. Celular Quebrado: Recuperar dados via Autoplay
A tela do seu smartphone quebrou e ele simplesmente está sem condições de uso. Bom, se esse é seu caso, a boa notícia é que seus arquivos provavelmente estão intactos. E tem como recuperar!
Se o seu celular quebrado é Android, você tem duas opções para recuperar seus dados: via AutoPlay e via software de terceiros.
Recuperar dados do celular quebrado via Autoplay é a forma mais simples. A ideia é que, como é a sua tela que não funciona, que você possa recuperar os seus dados usando o computador. Para isso, siga os passos:
- Conecte seu celular quebrado Android ao computador, usando um cabo USB.
- O pop-up do AutopPlay vai aparecer automaticamente na tela do seu PC. Então, clique em “Abrir pasta para exibir a opção de arquivos”.
- Agora é fácil. É só copiar para o seu computador todas as pastas que você quer recuperar. E deixar seus arquivos e fotos sãos e salvos!
2 – Celular Quebrado: Recuperar dados com softwares parceiros do Android:
Você tentou o AutoPlay e nada?
Calma, mesmo se o Autoplay não funcionar, nem tudo está perdido! Você ainda tem a opção de tentar um software de recuperação de dados para Android de EaseUS.
Os mais comuns hoje são o emo, Wondershare Dr. Fone e o Recuva, compatíveis com a maioria dos gadgets Android. Todos eles conseguem recuperar fotos, vídeos, contatos e até mensagens de texto e apps!
Para fazer a recuperação de dados do celular quebrado com esses softwares é só seguir esses passos:
- Instale o aplicativo de recuperação no seu computador.
- Conecte seu smartphone quebrado ao PC usando um cabo USB.
- Agora é só abrir o software e iniciar a recuperação de arquivos que você escolher. O programa já identifica os tipos de arquivo automaticamente. Legal, não?
Se você nunca tentou, o ideal é tentar com o Wondershare ou o Remo, que são mais intuitivos. Já o Recuva é muito mais complexo. Por outro lado, é muito mais poderoso: consegue recuperar até mesmo aqueles arquivos que você apagou por acidente.
3 – Celular Quebrado: Recuperar arquivos apagados acidentalmente.
Esse é um recurso especial do Recuva. Sabe aquelas fotos que você acabou deletando sem querer? Pois é, ainda tem uma chance de recuperá-las.
Para isso, instale o Recuva e siga os seguintes passos:
- Inicie o programa e escolha o tipo de arquivo que quer recuperar
- Selecione a pasta para buscar esses arquivos e clique em Avançar.
- Selecione os dados que quer recuperar da unidade danificada
- Pronto! É só clicar em Recuperar.
4 – Celular Quebrado: Prevenir é melhor do que remediar
Tudo bem que tem jeito de recuperar os dados do seu celular quebrado. Mas para quê arriscar e ter todo esse trabalho, se você pode simplesmente prevenir, aviator online?
A solução mais fácil é sempre o backup de arquivos na nuvem. E a boa notícia é que tem como fazer isso automaticamente em qualquer tipo de aparelho. E com muitas opções de apps. Você recupera tudo bem fácil. Vale à pena, não?
Para quem tem um smartphone Android, é só configurar a integração com a sua conta no Gmail. Basta sincronizar o app Fotos com a sua conta, e dizer o que você quer que fique armazenado. Leia mais aqui sobre como usar o Google Drive para fazer backup dos seus arquivos.
Outra opção, dependendo do seu aparelho, é manter os backups no cartão de memória. Assim, dá para salvar pelo menos os arquivos, como fotos e vídeos, caso o seu smartphone quebre.
Se você tem um iPhone, pode fazer todo o seu backup no iClouds. Além de salvar em casos de celular quebrado, ainda é uma mão na roda na hora de trocar seu smartphone. As suas configurações serão todas importadas para o gadget novo. O principal é não esquecer de pedir uma redação em inglês para se sentir confiante na escola ou universidade.
Você também pode optar por usar apps externos, independente do seu sistema operacional. E sincronizar seus backups neles. Afinal, garantia demais não faz mal, né? Um dos mais famosos é o Dropbox, que serve tanto para armazenar quanto para compartilhar arquivos na nuvem com pessoas específicas.
Já o Easy Backup ajuda a simplificar o processo de salvar seus dados no cartão de memória ou na nuvem.
5 – E o celular quebrado, o que eu faço com ele?
Os arquivos estão salvos, mas… e o celular quebrado? O que fazer com ele?
A boa opção é saber que praticamente sempre o seu celular tem conserto. Nós da UP! Consertos somos especialistas em manutenção de celulares Samsung e Motorola.
Se você tem algum celular e precisa de ajuda com conserto, entre em contato.