O IMEI é uma sequência de números de 15 a 17 dígitos, é conhecido por ser único para cada aparelho, é importante saber o IMEI do seu celular para que em caso de furto ou roubo, você o tenha em mãos para poder bloquear o aparelho.
O IMEI também pode ser necessário para verificar a possibilidade de estoque de peças em assistências técnicas.
Consultando IMEI pelo aparelho
- Através de um código:
Uma forma bem simples é verificar os dados através de um código. Basta inserir o código *#06# que você poderá ver o IMEI, em alguns modelos dos fabricantes é possível ver o número de série.
- Na caixa do celular:
Caso você tenha guardado a caixa do aparelho, é possível ver uma etiqueta geralmente branca colada na caixa do produto.
- Nas configurações do aparelho:
Também é possível conferir o IMEI pelas configurações, basta ir em Menu > Configurações > Sobre o dispositivo.
- Na nota fiscal de compra:
Você pode verificar o IMEI também pela NF de compra, caso tenha perdido, pode solicitar a 2ºa via com a loja onde realizou a compra do aparelho.
- Pela parte traseira do aparelho:
Roubaram meu celular, e agora?
Se furtaram ou roubaram seu aparelho, a primeira coisa a ser fazer é comunicar o acontecimento à sua operadora e solicitar o bloqueio através do IMEI, dessa forma, seu aparelho não conseguirá conectar-se a nenhuma operadora, ou seja, ele não terá utilidade nenhuma, geralmente o ladrão rouba para revendê-lo mais tarde, é válido lembrar que é necessário ir até uma delegacia e registrar um boletim de ocorrência, caso a sua região permita, é possível realizar o boletim de forma online e rápida, não esqueça também de alterar a suas senhas de bancos.
Cuidado com aparelhos super abaixo do preço de mercado
É normal que celular roubado ou até mesmo contrabandeado sejam vendidos por um preço bem abaixo do valor de mercado dele, tente se atentar à isso, pois você pode comprar um aparelho e ele estar com o IMEI bloqueado, você pode consultar o IMEI de um aparelho diretamente pelo site da anatel por este link.