E a linha Flip inicia o segundo semestre de 2023 com a chegada do Galaxy Z Flip5, com diversas novidades e upgrades em sua estrutura quando comparado ao seu antecessor, o Z Flip4. Conheça o Flip5 em detalhes com a nossa análise no decorrer desse post!
Design
De imediato, percebe-se que o Flip passou por melhorias significativas, a tela externa foi ampliada e a sua utilidade foi aprimorada, graças a recursos nativos e aplicativos, além da capacidade de estender o suporte para outros apps usando o Good Lock. A dobradiça também foi aperfeiçoada, eliminando o espaço entre as partes quando fechado, tornando o Galaxy Z Flip mais compacto e reto.
Para comparação, a tela externa do Flip4 era de 1.9” enquanto a do seu sucessor, de 3.4 polegadas – um upgrade válido!
Tela interna
Apesar de não ter tido alterações no tamanho, agora, a tela do Flip5 acompanha um painel flexível Dynamic AMOLED 2X de 6,7 polegadas, conta também com mais nitidez e brilho que o seu antecessor, permitindo uma experiência mais confortável ao utilizá-lo durante o dia.
Câmeras
O conjunto duplo de câmeras do Galaxy Z Flip5 organizadas horizontalmente possuem um bom poder, com 12MP presente na parte traseira e 10MP para selfies na frontal, porém, nessa parte, não houve uma evolução significativa em relação ao Z Flip4, mas ainda sim, continua portando uma ótima qualidade e equilíbrio de cores e nitidez.
Bateria
Neste ponto, é necessário considerar que é um celular dobrável, com isso, a equipe de desenvolvimento possui uma limitação física, onde neste caso não houve evolução em relação à capacidade de bateria do anterior, de 3.700 mAh.
Com isso, o Z Flip5 não consegue segurar a carga com um tempo superior que o Z Flip4, por conta da evolução da tela externa.
Em um teste de uso realizado pela Gsmarena, o dobrável obteve um desempenho de 15 horas de reprodução de vídeo e 12 horas em uso normal, no Wi-Fi. Claro que esses dados podem mudar de acordo com a vida útil da bateria e o uso, caso você utilize por muito tempo o instagram ou a câmera do aparelho, pode ser que esse rendimento caia.
Vale a pena comprar o Galaxy Z Flip5 atualmente?
Caso você seja um assíduo da tecnologia e gostaria muito de ter um dobrável atual e potente, acreditamos que sim, vale!
O Galaxy Z Flip5 recebeu diversos aprimoramentos, porém focado em software e melhorias que faltaram no Flip4, além da tela externa ser maior, abrindo diversas possibilidades para os desenvolvedores de aplicativos.
Porém, para o usuário comum, acreditamos que ainda não vale a pena pelo seu preço, inclusive, vale considerar adquirir o Z Flip4, pelo seu preço atual e também quando em comparação com o Flip5, não ter tido tanta evolução entre as gerações, como por exemplo nas câmeras e a bateria.
Em minha opinião, acredito que o Flip5 valerá mais a pena quando estiver abaixo dos R$5 mil.